ResÍduos de uvas (bagulho) usados para papel e cortica

 bagulho ou engaço usados para papel e cortiçaAté a bem pouco tempo estavamos nas vindimas e agora foi estudada outra aplicação para o bagulho ou melhor o engaço.

Fruto de um protocolo celebrado no início de Março deste ano entre o IPV, a UA e o Grupo Tavfer, com sede em Carregal do Sal foram realizados estudos pelo Intituto Politécnico de Viseu (IPV) em parceria com a Universidade de Aveiro (UA) onde se comprovou que os resíduos provenientes da vitivinicultura podem vir a ser utilizados na indústria papeleira ou para servir para aplicações idênticas às da cortiça, algo inédito.

Neste estudo avaliou-se a composição química do engaço ou bagulho como apelidamos pelos nosso lados (parte lenhosa do cacho que suporta os bagos da uva) e da pele da uva, onde se encontram os pigamentos, os aromas e os taninos para identificar quais as possíveis aplicações.
o Engaço poderá ser utilizado na indústria papeleira e dos biocompósitos (todo e qualquer composito que seja biodegradável). O folhelho por seu lado possui compostos com matéria cerosa semelhante a cortiça.

Estamos numa era de reciclagem e reutilização que agora chega a vitivinicultura a semelhança da máxima de Lavoisier: «nada se perde, tudo se transforma».
fonte jornal do centro

1 comments:

Clique aqui para comments
Anónimo
admin
2 de novembro de 2008 às 13:32 ×

QUE LOUCO NAO SABIA DISSO MAS E BOM..... COMO A MUITAS MAIS COISAS QUE PODIAM SER APROVEITADAS PARA RECICLAGEM E QUE VAO PARA O LIXO......

Obrigada Anónimo pelo seu comentário
Responder
avatar
loading...