A menina de cinco olhos

A menina de cinco olhos
Quem não se lembra da menina de cinco olhos, a temida palmatória utilizada a alguns anos atrás no ensino e ao serviço dos professores, temida por muitos e presença habitual nos pesadelos de muita gente.

Um pouco de história da menina de cinco olhos

A menina de cinco olhos nome pelo qual era conhecida fez um século ao serviço do professor que fruto das novas correntes pedagógicas, a utilizava como um instrumento de manutenção da ordem

Este utensílio começou o seu legado no século XIX e por todo o século XX sobrevivendo a novas correntes pedagógicas, a leis reguladora e a tendências educativas implementadas, mantendo-se sempre bem guardada na sala de aula, e sempre disponível para manter a ordem e como forma de
sanção.

NOMES PELO QUAL É CONHECIDA A MENINA DE CINCO OLHOS
Palmatória;
Menina dos cinco olhos;
Férula;
Santa Luzia;


A menina de cinco olhos inicial foi sendo substituída por outros objectos menos terríveis na aparência, mas sem muitas diferenças no seu objectivo final.
Assim, apareceu a régua de pau e a cana da índia

Quem não se lembra deste dois pela sua passagem na escola.

Quais são as recordações da menina de cinco olhos que ficaram na memória 

4 comments

Clique aqui para comments
22 de março de 2009 às 12:22 ×

Da menina dos cinco olhos nao me lembro mas da regua de pau lembro-me perfeitamente.pois ciu me algumas vezes na mao e as vezes bem mercidas.
Penso que se ainda existissem nao haviam tantas poucas vergonhas como exitem

Responder
avatar
Anónimo
admin
22 de março de 2009 às 17:38 ×

eu ja tinha ouvido falar da menina dos cinco olhos.... mas na minha altura de escola era a regua ou palmatoria e era bem pesada))))))))

Responder
avatar
23 de março de 2009 às 10:54 ×

Pois eu deixo aqui um desafio: Alguém que tenha algo engraçado para contar em que os protagonistas sejam, a dita menina dos 5 olhos a professora e o aluno. São vivências das quais ninguém tem que ter "vergonha" e que certamente tiveram algo de positivo na vida de quem por elas passou.

Responder
avatar
Anónimo
admin
23 de março de 2009 às 22:34 ×

Anonima disse Quanto ás meninas de cinco olhos, pois eu tenho a dizer que fazem muita fálta hoje em dia na educação de muita gente, de certêza que não havia tanto crime como há hoje

Responder
avatar
loading...