Quem não se lembra da menina de cinco olhos, a temida palmatória utilizada a alguns anos atrás no ensino e ao serviço dos professores, temida por muitos e presença habitual nos pesadelos de muita gente.
Um pouco de história da menina de cinco olhos
A menina de cinco olhos nome pelo qual era conhecida fez um século ao serviço do professor que fruto das novas correntes pedagógicas, a utilizava como um instrumento de manutenção da ordem
Este utensílio começou o seu legado no século XIX e por todo o século XX sobrevivendo a novas correntes pedagógicas, a leis reguladora e a tendências educativas implementadas, mantendo-se sempre bem guardada na sala de aula, e sempre disponível para manter a ordem e como forma de
sanção.
NOMES PELO QUAL É CONHECIDA A MENINA DE CINCO OLHOS
Palmatória;
Menina dos cinco olhos;
Férula;
Santa Luzia;
A menina de cinco olhos inicial foi sendo substituída por outros objectos menos terríveis na aparência, mas sem muitas diferenças no seu objectivo final.
Assim, apareceu a régua de pau e a cana da índia
Quem não se lembra deste dois pela sua passagem na escola.
Quais são as recordações da menina de cinco olhos que ficaram na memória
4 comments
Clique aqui para commentsDa menina dos cinco olhos nao me lembro mas da regua de pau lembro-me perfeitamente.pois ciu me algumas vezes na mao e as vezes bem mercidas.
ResponderPenso que se ainda existissem nao haviam tantas poucas vergonhas como exitem
eu ja tinha ouvido falar da menina dos cinco olhos.... mas na minha altura de escola era a regua ou palmatoria e era bem pesada))))))))
ResponderPois eu deixo aqui um desafio: Alguém que tenha algo engraçado para contar em que os protagonistas sejam, a dita menina dos 5 olhos a professora e o aluno. São vivências das quais ninguém tem que ter "vergonha" e que certamente tiveram algo de positivo na vida de quem por elas passou.
ResponderAnonima disse Quanto ás meninas de cinco olhos, pois eu tenho a dizer que fazem muita fálta hoje em dia na educação de muita gente, de certêza que não havia tanto crime como há hoje
Responder