Hoje pelas 9h00 da manha ocorreu uma explosão de gás, no bairro de Santa Luzia, em Pascoal- Viseu, provocando dois feridos graves.
O casal de 46 e 45 anos foram transportados para o Hospital de São Teotónio, em Viseu, e depois transferidas de helicóptero para a Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Eu trabalho mais ou menos a 300 metros,dessa habitação,mesmo com as maquinas a trabalhar e ouvi o estrondo.
O casal de 46 e 45 anos foram transportados para o Hospital de São Teotónio, em Viseu, e depois transferidas de helicóptero para a Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Eu trabalho mais ou menos a 300 metros,dessa habitação,mesmo com as maquinas a trabalhar e ouvi o estrondo.
5 comments
Clique aqui para commentsPois, uma inspecção de gás a uma habitação custa apenas cerca de 45 Euros e obtém-se a garantia de bom funcionamento da rede. Gás de Rede e Gás de Depósito obrigam a que a habitação seja inspeccionada de cinco em cinco anos. Noutros casos, caso de fontes individuais de abastecimento, os proprietários acham que por 45 euros podem ficar pobres, e depois é o que dá... Espero que recuperem, é um acidente gravíssimo e traumatizante. Se têm queimadores, fontes de abastecimento ou canalizações no interior de uma habitação e querem estar seguros que não acontece o mesmo em vossas casas, casas de familiares ou de amigos, sugiro que contactem uma entidade certificada, ITG, Civilinsp,...
ResponderQuando se trata de um posto de abastecimento de gás propano de botijas de 45 Kg a entidade abastecedora é obrigada a exigir os termo de responsabilidade da entidade instaladora/montadora de aparelhos garantido assim
Responderque tudo se encontra dentro das normas . O que na maioria dos casos não acontece, tornando-se nesses casos co-responsável pelos acidentes .
Se neste caso havia termo de responsabilidade da entidade instaladora/montadora de redes de gás e se foi ela a fazer a ligação á placa , o mal esta feito e terão de accionar o seguro de responsabilidade civil a que são obrigadas.
Na grande maioria das situações há um responsável pela rede de gás, e só depois e feita a ligação aos
equipamentos (placas /caldeira como era nesta caso) , muitas vezes executado por ou curiosos ou empresas não certificadas pela DGEG.
SE NÃO SABEM QUEM SÃO AS EMPRESAS CERTEFICADAS,LIGUEM PARA A "DIRECÇÃO GERAL DE ENERGIA E GEOLOGIA " ELES ENFORMAM AS QUE AXISTEM NA VOSSA ÁRIA DE RESIDÊNCIA.
semog
A casa tinha toda a segurança possível. Os senhores que alugaram a casa viveram lá 8 anos sem nenhum tipo de problema nem nenhum incidente. Infelizmente e com muita pena minha porque conhecia todas as pessoas envolvidas, desde os acidentados até aos donos da casa e tenho a dizer vos que a negligência pode ter sido do casal acidentado. O cheiro a tinta fresca das paredes que pintaram pode ter camuflado o cheiro a gás o que piorou a situação. A explosão teve ingnição ou no frigorífico quando o motor trabalha para refrigerar ou no esquentador uma vez que a senhora disse que tudo aconteceu quando ligou a torneira da água quente para tomar banho. É lamentável esta situação. Fica aqui uma ligeira correcção: "Se não sabem quem são as empresas certificadas, liguem para a (...) eles informam as que existem na vossa área de residência." Desejo as melhoras rápidas ao casal e espero brevemente voltar a tê-los como vizinhos.
ResponderPode ter sido neglicência, e grave. O gás pode acumular-se e dentro de determinada percentagem no ar, basta uma faisca para uma tragédia. Assim, a única negligência possível seria o fogão a deitar gás sem queimar. O esquentador possui termopar, isto é, quando falta a chama, corta o gás. Penso que alguns fogões também têm termopar, não sei, mas todos deviam ter.
ResponderHá novidades sobre o estado de saúde?
Senhor António J. Silva e a todos os leitores informo que o senhor ferido faleceu hoje por volta das 16 horas. A senhora encontra-se a recuperar favorávelmente. Os sentimentos à família.
Responder