O deputado do PS Miguel Ginestal, presidente da Subcomissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, reuniu-se com o director regional de Florestas do Centro, Viriato Garcez, e com agentes económicos do distrito de Viseu ligados à transformação e comercialização da madeira de pinho, na sequência da obrigatoriedade de tratamento da madeira de pinho nacional para exportação com a preocupação da expansão da doença do nemátodo da madeira do pinheiro em Portugal.
Insecto vector
Zona afectada
Até Maio do presente ano, a zona afectada estava restrita ao distrito de Setúbal. Neste momento, em consequência dos novos focos identificados na região Centro, esta doença do pinheiro constitui uma importante ameaça potencial às manchas de pinhal desta região do país.
Fonte: Diario Viseu
4 comments
Clique aqui para commentsEsperamos que o abate em grande escala como se prevê,não prejudique os proprietários como sempre e venha beneficiar as grandes empresas que utilizam este tipo de matéria prima.
ResponderA zona centro de Portugal é talvez uma das maiores e mais importantes manchas de pinheiro da Europa, espero que esta doença não destrua o que é ainda uma das maiores fontes de rendimento das pessoas da nossa zona.É tempo das autoridades competentes tomarem medidas para evitar aquilo que pode ser uma catástrofe .
Respondervamos matar o bicho que anda a matar as nossas matas que e muit importante para o nosso dia à dia. Vamos exterminar esse bicho mau.........
Respondergostava de saber se o tratamento na madeira serrada ja e ezigido por lei ,na exportaçao
Responder