TEMPO DE COLHEITAS

No meu baú de recordações encontrei esta foto de uns Pardieirenses e seus familiares. Posso dizer que já tem algumas décadas.
Estavam em época de colheitas e "não havia mãos a medir". Como actualmente, colhe-se no Verão com o objectivo de aumentar as provisões para o Inverno. Contudo, mesmo depois de um dia de trabalho os sorrisos estampados nos rostos evidenciam uma colheita muito proveitosa.
Embora a cabrinha não fizesse parte da família, teve direito á foto e pode-se dizer que ficou muito bem. Provavelmente já estava habituada ao protagonismo e ás máquinas fotográficas.
Grande parte das pessoas que estão nesta foto infelizmente já não estão connosco.
Estas caras são familiares a alguns dos nossos leitores. Querem adivinhar?
Aguardamos os vossos comentários.

16 comments

Clique aqui para comments
Sónia Mendes
admin
11 de setembro de 2009 às 10:41 ×

Bem a foto está um máximo, e a cabrinha ficou realmente muito bem!!!lol

Mas sinceramente não reconheço ninguém!!!
Realmente uma coisa é espantosa, antigamente as pessoas, uma grande parte, vivia numa pobreza quase extrema, e tinham sempre um enorme sorriso para oferecer!!
Sorte para decifrar o enigma!!!

Responder
avatar
11 de setembro de 2009 às 11:58 ×

Olá Sónia! Tu és muito boa observadora e tenho a cerrteza que se olhares com atenção vais reconhecer algumas caras, se não conheceres os próprios conheces alguém muito parecido. Fico á espera.

Responder
avatar
Sónia Mendes
admin
11 de setembro de 2009 às 16:02 ×

Por mais que olhe é difícil, por mais que as caras me pareçam familiares torna-se complicado associa- las a alguém.
A senhora que está atrás da cabrinha, parece-me a Sra Adelaide( Cuca):(:(, o Sr. de bigode, faz-me lembrar o Ti João, avô da Patrícia, mas sinceramente é um tiro no escuro!!!
Maria do Céu, tem que dar umas pistas...

Responder
avatar
11 de setembro de 2009 às 18:04 ×

Sónia, estás no bom caminho. Posso dizer-te que o avô da Patricia está na foto mas não é a pessoa que tu pensas. Mais uma dica, a Sra. que está ao lado da cabrinha não mora aí, mora em Lisboa mas a mãe dela está neste momento de férias nos Pardieiros perto do antigo lagar do azeite. Boa sorte!!

Responder
avatar
hugo
admin
11 de setembro de 2009 às 22:00 ×

Olha uma foto que me parece familiare....entao vou ver se acerto, da esquerda para a direita è a minha avÒ laurinda, depois é a mulher do sr.ze ( buano )depois é o meu bisabo herculano e mulher a seguir a( cuca )sr adelaide , depois por baixo esta o meu avo, meu pai e falecido padrinho,depois o sr da cabra nao sei e por ultimo é Anita filha do sr ze.... que vive perto do lagar do azeite

Responder
avatar
Sónia Mendes
admin
11 de setembro de 2009 às 22:04 ×

Agora que a Maria do Céu falou, realmente vejo que as aparencias enganam...:), e vendo bem, o Sr. que segura a cabrinha parece-se mais com o Ti João, creio que a esposa, a Ti Laurinda, é a senhora que está vestida de preto,e a Sra. que a Maria do Céu, diz morar em Lisboa, não sei o nome, mas creio ser uma senhora que pertence ao Carlos, aliás não sei se ainda lhe pertence, pois o Carlos a que me refiro é ao seu primo.
Este comentário está um bocado confuso, mas não consigo pô-lo de outra maneira.

Responder
avatar
Sónia Mendes
admin
11 de setembro de 2009 às 22:04 ×

Agora que a Maria do Céu falou, realmente vejo que as aparencias enganam...:), e vendo bem, o Sr. que segura a cabrinha parece-se mais com o Ti João, creio que a esposa, a Ti Laurinda, é a senhora que está vestida de preto,e a Sra. que a Maria do Céu, diz morar em Lisboa, não sei o nome, mas creio ser uma senhora que pertence ao Carlos, aliás não sei se ainda lhe pertence, pois o Carlos a que me refiro é ao seu primo.
Este comentário está um bocado confuso, mas não consigo pô-lo de outra maneira.

Responder
avatar
11 de setembro de 2009 às 22:49 ×

Posso dizer que os palpites do Hugo estão quase todos correctos. A Sr. Adelaide (cuca) não está nessa foto.A filha da D. Maria chama-se Amélia e é a menina de branco ao lado da cabrinha. A mãe dela está ao lado da avó do Hugo que tal como ele disse é a sra. de preto que está á esquerda. O Senhor que está ao lado da cabrinha era o marido da Sra. que vocês pensavam ser a Sra. Adelaide.Posso dizer que é alguém muito especial para mim.

Responder
avatar
Anónimo
admin
11 de setembro de 2009 às 23:17 ×

Se olharmos para além da imagem, vimos
a causa das muitas atrofias do ser gente em Português!.

Sónia, é realmente uma imagem carregada de enigmas.

Não devo estar errado se disser que a causa desta foto é a presença da jovem junto a cabra!..





Obrigado por partilhar esta imagem!


SemoG

Responder
avatar
calpais
admin
12 de setembro de 2009 às 00:25 ×

Se as aparencias nao enganam o sr que segura a cabrinha è o falecido sr Arestides,e a senhora que dizem ser a Sra Adelaide è Sra Maria,avôs da Maria do Céu.

Responder
avatar
12 de setembro de 2009 às 10:32 ×

O comentário anterior não está correcto mas está quase...
Continem que os tais "enigmas" estão quase todos descobertos.

Responder
avatar
hugo
admin
13 de setembro de 2009 às 16:02 ×

maria do ceu gostava muit de ter uma copia dessa foto.....???? pois gostava muit de mostrar aos meus avos e aos meus pais .... e continua com essas recordacoes ....

Responder
avatar
MC
admin
13 de setembro de 2009 às 19:42 ×

Hugo, não há problema quando for oportuno eu dou-te uma cópia da foto.

Responder
avatar
Patricia Pais
admin
13 de setembro de 2009 às 21:51 ×

Se não estou em erro o Sr. que falta descobrir é o Sr. António Avô da MC.
Mas para ser sincera eu a olhar para esta foto não me diz nada pois tive que recorrer ajuda dos meu pais para tentar decifrar pois não consegui reconhecer ninguem nem o meu proprio pai... lol :)

Responder
avatar
rui
admin
13 de setembro de 2009 às 21:54 ×

Eu agora vou dar uma ajuda mto importate eu conheço essa cabra!!!
Anda a monte á varios anos... lol

Será a minha???????? lol :)

Responder
avatar
MC
admin
14 de setembro de 2009 às 11:04 ×

A resposta da Patrícia está correcta. A do Rui nem por isso :)

Responder
avatar
loading...