Cartão de cidadão

Cartao de cidadaoCartão de cidadão revolução ou não?

O cartão do cidadão já foi alargado a todo o pais, já se pode adquirir o cartão e nós como portugueses com uma sede de novidade já estamos a deslocar-nos aos locais de atendimento por este pais fora para adquirir o “super cartão”.

E “super cartão” porque? Este novo cartão vai juntar nada mais nada menos que 5 cartões são eles Bilhete de Identidade, o Cartão do Contribuinte, o Cartão da Segurança Social, o Cartão de Saúde e o Cartão de Eleitor e tudo num só, é caso para dizer óptimo, quando se adquirir pelo menos a nosssa carteira vai ficar mais leve isso é certo.

Este cartão pode ser encarado sob duas perspectivas por um lado como documento físico, por permitir ao cidadão identificar-se presencialmente de forma segura e por outro como documento tecnológico, pois permite-nos identificar perante serviços informatizados e autenticar documentos electrónicos.

Este pode ser considerada a cereja no topo do bolo do plano Programa Simplex pois o Cartão de Cidadão é um projecto dinamizador da modernização da Administração Pública e por conseguinte um projecto amigo do desenvolvimento tecnológico.

Até ao dia 10 de Novembro deste ano mais de meio milhão de pessoas já pediram o cartão de cidadão, apesar de ainda não ser obrigatório solicitar, havendo 318 427 na posse do documento e 86 522 à espera de serem levantados.

Agora por esse pais fora milhares de pessoas tem de adquirir novas práticas e conhecimentos para aprender a lidar com este cartão e os funcionários dos locais de atendimento já se encontram a receber formação.

Agora resta saber como é que as pessoas de idade que nunca tiveram acesso a estas tecnologias inovadoras se irão adaptar pois quer queiramos quer não esta inovação toda não é um mar de rosas pois muitas destas pessoas nunca tocaram num computador e quem as irá ajudar são as pessoas nos balcões de atendimento e lojas do cidadão por este pais fora sempre atolhados em trabalho.

Para quem quer adquirir este cartão este pode ser requerido em qualquer balcão de atendimento, independente do local de residência o que levou muita gente a deslocar-se, nos primeiros tempos desta iniciativa, aos locais onde as emissões foram primeiramente implementadas, movida apenas pelo apelo da novidade e da posse.

Para adquirirmos o cartão de cidadão podemos faze-lo em 25 locais pelo distrito de Viseu fora e para o nosso concelho temos a Conservatória do Registo Civil de Carregal do Sal mas podemos requerer o cartão onde se quiser

Para saber mais basta vistar ao site cartão do cidadão onde se pode saber tudo

7 comments

Clique aqui para comments
Anónimo
admin
20 de novembro de 2008 às 11:15 ×

Finalmente vai acabar a necessidade de uma carteira gigante para se poder andar com todos os documentos atrás. Concordo com o CU... :)(Cartão Unico).
Parabens Ricardo, pelo trabalho fantástico...

Responder
avatar
Anónimo
admin
20 de novembro de 2008 às 12:34 ×

Só espero que este caso não seja mais um "da carroça á frente dos bois". Vamos atrás de "modernices" sem primeiro criar infraestruturas para que as coisas funcionem na sua totalidade. Vamos acreditar que desta vez tudo funcionará a 100%.

Responder
avatar
Anónimo
admin
20 de novembro de 2008 às 14:38 ×

Já se tornou normal neste país começarem a casa por o telhado.Pois quando mudei a minha ficha médica para Viseu foi-me dito no centro de saúde que já não davam cartões novos, pois teria que tirar o CARTÃO UNICO , mas alertaram-me para o facto de ainda não terem sistema para ler o cartão.

Responder
avatar
Anónimo
admin
20 de novembro de 2008 às 15:40 ×

Eu já estou há 5 anos sem cartão da segurança social pq na altura já não davam cartões pq estavam á espera do cartão unico...

Responder
avatar
Anónimo
admin
20 de novembro de 2008 às 15:50 ×

E outra...
O meu cartão de contribuinte tb já acabou em 2005 e não me dão outro pq estão á espera deste...

Responder
avatar
Anónimo
admin
20 de novembro de 2008 às 22:54 ×

Eu por exemplo estou à espera a mais ou menos 4 anos pelo meu novo cartão de contribuinte, o que me dizem nas finanças é que foi emitido, e que se não chegou tenho que pagar outro(3º) . Para pagar está o nosso governo sempre com a caixa aberta, mais um cartão para n´s pagarmos...!!!!!!!!

Responder
avatar
Anónimo
admin
21 de novembro de 2008 às 10:33 ×

SIM o cartao do cidadao foi uma boa aposta ..... um só cartão para todo assim esta bem ....

Responder
avatar
loading...