Silêncio em 103,7, Lite FM do Rio

Domingo, dia 31 de maio de 2009, meia noite. Neste dia e hora a rádio Antena 1, a 103,7, a Lite FM do Rio, silenciava para sempre.

Foram 30 anos de história, construída dia a dia por profissionais e ouvintes. Por ali passou muita gente: jornalistas, locutoras, operadores, programadores, auxiliares de limpeza, técnicos e profissionais das áreas administrativa e comercial.

Muita história foi construída e vivida na Antena 1. Não faltaram discussões, discordâncias, mas também não faltaram momentos de alegria, de risos, ou melhor, de gargalhadas. Sim, e houveram muitas gargalhadas, muitas.

Os ouvintes, quando souberam que a rádio sairia do ar, foram a loucura, e, inconformados, mandaram milhões de e-mails, telefonaram dia após dia para saber se a notícia era verdadeira e se a Antena 1 iria para outro dial. Foram muitas as declarações de amor a rádio e declarações de que a vida não faria mais sentido sem a 103,7.

Os funcionários estavam muito tristes com o término das transmissões, mas duas reuniões foram feitas, não para lembrar que o fim da rádio estava próximo, mas para celebrar os momentos que se passaram nela, afinal, a Antena 1, a Lite FM do Rio, está deixando marcas. E sabe o que aconteceu nestes momentos de confraternização? Foram tiradas muitas, muitas fotos, quase, quase tudo foi registado, pois tudo seria impossível. Todos eram paparazzi e celebridade ao mesmo tempo.

E no último dia de transmissão, para se despedir de uma forma alegre, apesar da tristeza de seus funcionários, foi criada uma programação especial, com grandes sucessos dos anos 50, 60, 70 e 80. Desde o início da manhã ou ouvintes não pararam de telefonar, demonstrando tristeza com o fim da emissora, mas também desejando boa sorte aos funcionários em seu futuro profissional.

Durante meia hora, das 19h30 às 24h, cada uma das oito locutoras que trabalharam ultimamente na Antena 1 ficou responsável por meia hora da programação final, podendo, assim, se despedir dos ouvintes com uma mensagem positiva.

No dia 31 de maio, alguns ouvintes chegaram a ir a sede da emissora, no bairro da Urca, para se despedirem daquela que foi sua companheira em casa, no trabalho ou no trânsito por anos e anos. Todos estavam tristes com mais o encerramento de uma rádio no Rio de Janeiro.

Depois, quando a nova emissora entrou no dia 103,7 RJ, chegava a hora da despedida entre os funcionários que ficaram na rádio até o último momento. Em seguida, as luzes foram apagadas e o portão bateu pela última vez. Havia chegado a hora do adeus definitivo. Agora, a Antena 1 era uma rádio sem voz, silenciosa.
E a partir daquele momento, 1 de Junho de 2009, uma nova vida começava para todos os que trabalharam na Antena 1. Boa sorte a todos!

20 comments

Clique aqui para comments
SemoG
admin
4 de junho de 2009 às 22:38 ×

Olá,

Se a Antena 1 era tão popular, qual foi a causa do seu encerramento?


semog

Responder
avatar
António J. Silva
admin
4 de junho de 2009 às 23:32 ×

Que notícia triste para os funcionários e para os trabalhadores. Espero que todos consigam refazer as suas vidas profissionais, neste tempo de aparente desordem mundial.

Responder
avatar
António J. Silva
admin
4 de junho de 2009 às 23:34 ×

Queria dizer trabalhadores e ouvintes, e não trabalhadores e funcionários :)

Responder
avatar
Anónimo
admin
5 de junho de 2009 às 06:49 ×

Má gestão. Esse foi o motivo do encerramento. Preciso dizer?

Responder
avatar
Márcia
admin
5 de junho de 2009 às 08:15 ×

Semog

Por questões éticas não cabe a mim comentar o que se passou nos bastidores da rádio antes do seu fechamento.

Posso lhe dizer que a rádio era muito ouvida pelos ouvintes, mas não era popular, não no sentido como conhecemos a palavra.

Rádios populares no Rio tocam músicas como axé music, funk, sertanejo, e outros mais. Já a antena 1 tocava música internacional dos anos 50, 60, 70 e 80, além de música popular brasileira, ou seja, era uma emissora mais refinada, com um público mais selecionado, diferenciado, e por isso, não abrangia um público maior, como o que acontece com as rádios tidas como populares.

Posso lhe acrescentar ainda que a rádio, sim, sofreu com a crise financeira, e que além dos ouvintes, como qualquer outro veículo de comunicação ela precisa de anunciantes. E se os anunciantes migram para outros locais, uma rádio, um jornal ou seja qual for o veículo de comunicação não se sustenta com os ouvintes, com os leitores.

Responder
avatar
hugo
admin
5 de junho de 2009 às 21:38 ×

que pena nunca pensei que isso ia acontecer com a radio......

Responder
avatar
2 de agosto de 2009 às 04:09 ×

Estou muito triste, pq era a minha rádio preferida! Apesar de morar em Lavras (MG), ouvia pela net.
Esta rádio vai deixar saudades para as pessoas que gostavam de uma boa música... Esta rádio fez parte da minha vida e da minha história. Pois fui criada no Rio e sempre ouvia. Não sei mais qual rádio ouvir quando for ao Rio visitar meusa familiares.

Responder
avatar
11 de agosto de 2009 às 15:53 ×

Sinto constrangimento quando tento ouvir minhas músicas favoritas que tocavam na Antena 1 Lite FM no meu radio e me encontro ouvindo "pagodes, sertanejos,forrós" ...esses locutores que deveriam pedir para vir mudos na próxima encarnação, como por exemplo essa tal de Moni"k"inha..isso foi um atentado a todos os cariocas..a extinção da Antena 1...lamentável

Responder
avatar
Anónimo
admin
3 de setembro de 2009 às 15:53 ×

A melhor Rádio do Rio se foi, agora só existe lixo. Ouvir música no Rádio deixou de ser uma opção, restam agora apenas as notícias com a CBN e a Bandnews.

Responder
avatar
Anónimo
admin
4 de setembro de 2009 às 13:47 ×

Como proprietário da empresa CASA FIELI TINTAS, atualmente fechada, fui anunciante da Antena-1 em quase toda nossa existência empresarial, cerca de 10 anos.
Nosso foco sempre foi Barra, Recreio e bairros adjacentes, onde acreditamos firmemente na liderança da rádio para nosso público almejado. Até eu mudar do Rio, em 2000, nenhum órgão fez levantamento consistente da audiência das rádios nessa área tão promissora aos negócios em geral.
É com grande pesar que hoje, 04/09/2009, tomo conhecimento do encerramento dessa querida rádio, pois estou morando fora do Rio há quase 10 anos, mas desejo registrar meu profundo agradecimento a todos aqueles que tornaram realidade a Antena 1 - A Lite FM do Rio. Nos momentos mais duros da labuta diária era a Antena 1 que me dava o aconchego carinhoso de suas músicas.
A informação é importante para a base do conhecimento, os rítmos como axé, funk e sertanejo têm seu espaço, mas onde está o momento "LITE" que cada um de nós necessita em algum momento de nossa luta cotidiana? Até mesmo nos rápidos instantes dentro de uma cabine de elevador ao ouvirmos a Lite do Rio.
A todos aqueles, que como eu, perderam mais um referencial bom de sua história meus mais profundos sentimentos, vindos do fundo de minha alma.
Deus lhes abençoe e nunca desistam de buscar a felicidade através do que ainda há de bom nas pessoa.
Um beijão no coração de cada um. Marcos Fiuza.

Responder
avatar
Márcia
admin
4 de setembro de 2009 às 20:39 ×

Olá Silvia, Jeanny e Marcos

A antena 1 Rio encerrou suas atividades como é do conhecimento de vocês, mas as músicas continuam na web.

No momento em que escrevo ouço Whitney Houston.

Para quem ainda não tem conhecimento do site da antena 1 na internet, aí vai: http://site.antena1rio.com.br/webplayer

Um abraço a todos.

Responder
avatar
Otávio Roque
admin
16 de setembro de 2010 às 03:34 ×

Infelizmente é uma vergonha o que acontece com as ortogras de rádios no Brasil.
A Antena Rio era uma das melhores da rede que ela era,pois aqui em minha cidade tem uma mais nao se comparar a LiteFm Rio fiquei muito triste com o fim desta rádio na cidade carioca,mais para quem tem internet ainda pode continuar ouvindo a rádio Antena 1 Rio pelo site www.radiolitefm.com.br.
Antena 1Rio a lite fm uma das melhores.

Responder
avatar
Anónimo
admin
2 de novembro de 2010 às 21:15 ×

eu morei no rio 16 anos voltei pra goais gostava muito da radio,e uma pena,lamentavel

Responder
avatar
Iris Agatha
admin
13 de novembro de 2010 às 02:08 ×

Hoje é 13 de 11 de 2010. E, embora tenha se passado um ano e meio, a saudade da Antena 1 é IMENSA. Nunca houve programação musical tão gostosa de se ouvir. E não estou só nesse pensamento. Pessoas de vários tipos, nível de instrução, taxistas ainda lamentam o fim da Antena 1.
É... vamos quebrando o galho on-line.

Responder
avatar
Anónimo
admin
27 de dezembro de 2010 às 15:02 ×

Hoje tenho 34 anos e conheci a Antena 1 aos 19, pois o sistema de rádio do prédio em que eu trabalhava era central, por isso, a cada dia fui aprendendo a me identificar muito com as músicas que passaram a me acompanhar em vários momentos fazendo parte da minha história desde então me acompanhando em vários momentos, quero dizer que senti muito não poder mais ouvir-la, adorava todas as músicas e locutoras que por sinal tinham muito bom gosto no repertório, a radio tinha uma identidade própria, por isso abrangia uma classe seleta, me senti sem chão quando um belo dia tentei sintonizá-la em casa e não mais à achei, fiquei perplexa pois não sabia que ela sairia do ar, não acreditei, é como se realmente a vida tivesse perdido um pouco do sentido, ela já fazia parte de minha vida realmente! mas um consolo é que ainda existe pela internet agora como Lite FM, que bom, nem tudo está perdido... abração a todos os ouvintes que assim como eu também tem bom gosto!!!

Responder
avatar
Unknown
admin
2 de abril de 2011 às 23:10 ×

foi com a antena 1 q aprendi a ter bom gosto. infelizmente minha filha nao vai pode usufluir do bom gosto q otimos lucutores nos proporcionaram. obrigadoooooo!!!!!! antena 1.

Responder
avatar
Junior
admin
15 de abril de 2011 às 22:30 ×

Pois é...
Tanta saudade...

Ainda tenho fixo na mente a vinheta com o início da Música " I Won't Let You Down" de PHD.

"... Antena 1 A Lite FM do RIO..."

Sinceramente não ouço mais FM no RJ. Não faz sentido para mim. Eu só peço encarecidamente que mantenham a rádio na web, pois até a Antena1 de SP não é boa quanto a do RJ.

Ouço todos os dias via web, Antena 1 faz parte da vida das pessoas de bom gosto e de bom senso.

Muitíssimo obrigado;

Edilmo Junior.
edilmojr@gmail.com

Responder
avatar
Anónimo
admin
2 de julho de 2011 às 02:47 ×

Muito triste mesmo.
Cresci ouvindo a rádio, que inclusive minha mãe era fã e por isso fez tão parte da minha vida.
Infelizmente e sinceramente o que tenho a dizer que há uma diminuição nos padrões culturais carioca, e isso inclui a música.
Apesar da rádio ter um público cativo, não era tão grande (afinal de contas somos um públio selecionado)acredito que possa ter sido uma das causas.
A Antena 1 não foi a 1° rádio que senti em perder aqui no Rio, a Cidade (A Rádio Rock) que tinha programação incrível e anos de transmissão saiu do ar tempos atrás, uma perda também lastimável.
Claro que podemos ouvir músicas selecionadas no MP3 ou mesmo ouvi-la pela internet, mas não é a mesma coisa.Ter a companhia de locutores competentes faz toda a diferença, sentirei muita falta das doces vozes da Lite FM.
Resta a nós nos conformarmos.

Saudades.

Responder
avatar
Ana
admin
20 de setembro de 2011 às 15:41 ×

É realmente lamentável.
Me lembro muito pouco quando comecei a ouvir a rádio pois esse dia eu cheguei em casa do colégio e estava muito chateada, entao resolvi ligar o rádio procurando alguma música para ajudar a relaxar quando uma voz tão doce e calma estava dizendo o nome da canção que tinha acabado de tocar, daí nunca mais deixei de ouvir pena que foi por pouco tempo já que foi em 2007.

Responder
avatar
Anónimo
admin
1 de abril de 2016 às 05:09 ×

Mas como uma Fenix, está de volta a melhor ràdio do Rio! A Antena1 esta de volta ao Dial carioca! É só tirar a poeira do rádio, e sintonizar novamente em 103,7 Mhz, rio de janeiro!

Responder
avatar
loading...