Fonte da Aldeia
É com muita tristeza e ao mesmo tempo desilusão que vejo cada vez mais os nossos “políticos” regionais , só assim se podem classificar, fazerem obras em função do seu interesse e não do interesse da população.
Senão vejamos, para quem não sabe neste momento, na nossa aldeia está a ser “destruída” a fonte onde os nossos antepassados iam à agua para beber e cozinhar, modificando um monumento que penso ter mais de um século.
Apelo a todos os Pardieirenses para que não fiquem mais uma vez parados a ver pessoas a destruírem o pouco que resta da história da nossa Aldeia.
Seria sim uma grande obra, o restauro da fonte como era original.
Apelo ao bom senso dos responsáveis pelo “crime” que estão a praticar , e que ponderem bem as decisões antes de fazerem tais barbaridades.
Subscrevo : Ramiro Silva
É com muita tristeza e ao mesmo tempo desilusão que vejo cada vez mais os nossos “políticos” regionais , só assim se podem classificar, fazerem obras em função do seu interesse e não do interesse da população.
Senão vejamos, para quem não sabe neste momento, na nossa aldeia está a ser “destruída” a fonte onde os nossos antepassados iam à agua para beber e cozinhar, modificando um monumento que penso ter mais de um século.
Apelo a todos os Pardieirenses para que não fiquem mais uma vez parados a ver pessoas a destruírem o pouco que resta da história da nossa Aldeia.
Seria sim uma grande obra, o restauro da fonte como era original.
Apelo ao bom senso dos responsáveis pelo “crime” que estão a praticar , e que ponderem bem as decisões antes de fazerem tais barbaridades.
Subscrevo : Ramiro Silva
38 comments
Clique aqui para commentsFaço das palavras do Ramiro as minhas. É muito mais fácil destruir a obra que alguém fez do que restaurar para continuar a preservar. Infelizmente, já há algum tempo que tem sido esta a postura das entidades competentes (leia-se mandantes) porque na questão de competentes há muito a dizer. Proponho uma recolha de assinaturas de todos os Pardieirenses para evitar que esta fonte que faz parte da nossa história seja destruída. Por favor pessoal dos Pardieiros deixem de ter a atitude passiva pela qual são conhecidos ultimamente. Toda a gente faz o que quer e ainda lhes cresce tempo e o povo deixa. Façam valer os vossos direitos! No que depender de mim e como Pardieirense que ainda me orgulho de ser, em tudo participarei para que os destruidores não levem a melhor.
ResponderTens toda a razão, e tambem te apoio, só não percibi a parte de fazerem obras "em função do seu interesse" sera que algum político beneficia daquele espaço! Eu pessoalmente acho que não,vamos lutar para que seja reconstruida e nao alagada.
ResponderParece-me que a solução vai passar por reconstrução e não alagar.
ResponderPassa também para dar mais segurança a pessoas e crianças que ali passam.
E ALTURA DE TODOS OS PARDIEIRENSES SE UNIREM E NAO PERMITIREM UMA BARBARIDADE DESTAS,EXIGIR A RESTAURAÇÃO DA FONTE TAL QUAL ELA ERA POIS E UMA OBRA EM QUE TODOS DEVEMOS TER ORGULHO PELA SUA HISTORIA NÃO PODEMOS PERMITIR QUE A DESTRUAM.
ResponderONDE JA SE VIU UMA COISA DESTAS! TODAS AS POVOAÇOES TENTAM PRESERVAR O SEU PATRIMONIO E NOS ESTAMOS A PERMITIR QUE DESTRUAM O NOSSO,NÃO PODE SER.
ESTÁ PROVADO QUE OS INTERESSES DA POVOAÇÃO NÃO ESTAO SER DEFENDIDOS EM SEDE PROPRIA ,NAO ACREDITO QUE ESTE ASSUNTO NAO TENHA SIDO DISCUTIDO NOS TRABALHOS DA ASSEMBLEIA DA CAMARA OU JUNTA DE FREGUESIA.
PARDIEIRENSES VAMOS LUTAR PELO QUE E NOSSO .
Tens toda a razao ramiro isto e uma vergonha nao podemos de ficar de braços cruzados esses politicos nao merecem o lugar que teem.
ResponderVamos fazer com que essa gente abra os olhos.
forca pardieiros
Caro Anónimo , quando eu digo "em função do seu interesse" , quero dizer que estamos com eleições à porta como já deve ter percebido !!!
ResponderAproveitando a ideia da Maria do Céu,proponho que se faça um Abaixo Assinado Online.
ResponderEu assinarei imediatamente.
É uma tristeza, fico mesmo muit triste pois pensava que os nossos governadores pensavam mais no futuro das nossas terras mas estou a ver que nao...... ramiro estou comtigo, pois os pardieiros se tivesSem mais pessoas como tu isso nao estava assim mas Enfim..... PARDIEIRENSES VAMOS FAZER POR A NOSSA TERRA POIS SE NAO FORMOS NOS MAIS NINGUEM VAI FAZER NAO DEIXEM QUE ISSO ACONTEçA VAMOS AO ABAIXO ASSINADO EU ESTOU COM VOCES ....POIS É QUE POUCO A POUCO AS COISAS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS VAO DESAPARECENDO É TRISTE...........
ResponderO QUE SE ESTA A FAZER NESTE MOMENTO DEVERIA JA TER SIDO FEITO A MUITO ANOS. EX: AGUAS FLUVIAIS QUE VÃO PELA RUA ABAIXO VÃO PARAR EM CIMA DO POÇO,O QUE É MUITO MAU COMO IMAGINAM. SEGUNDO, A FONTE JA PERDEU A ORIGEM A MUITOS ANOS QUANDO RETIRARAM AS PEDRAS DE CIMA E COLOCARAM UMA PLACA, NESSA ALTURA SIM DEVERIAM TER PENSADO EM NÃO DEIXAR MEXER, NESTE MOMENTO TEM DE SER FEITO O QUE ESTA A SER FEITO, SUBIR O POÇO PARA EVITAR INFILTRAÇÕES. EM RELAÇÃO A ANTIGUIDADE É OUTRA COISA VISTO QUE A ENTRADA ORIGINAL É DE FRENTE E NÃO DE LADO, REPOR A ORIGEM NÃO SEI QUE CAMINHOS TERIAMOS QUE LEVAR...! A CAMARA JA TEVE PRESENTE E COMO IMAGINAM NAO DEU EM NADA DEVIDO AO QUE ACABEI DE DIZER.
ResponderOutra coisa, se a fonte tivesse alguma coisa de origem o meu pai seria o primeiro a assinar, ou melhor nem era preciso assinar porque ninguém lá mexia.
ResponderEstou de acordo com aquilo que o Ramiro escreve, Mas mais gostava de saber aquilo que os nossos representantes na junta de freguesia dizem sobre este tema,Sera que dizem alguma coisa ou calam a sua voz, uma vez que estamos a chegar a novos mandatos?
ResponderJosé Silva, vou tentar responder a sua pergunta. Os representantes da junta estão a fazer o melhor para a qualidade da agua da nossa aldeia "ler comentario em cima" não foram eles que alteraram a fonte,portanto não se aplica a palavra "crime" como o Ramiro escreve, uma vez que aquela entrada ja foi aberta a uns anos atras, volto a referir (restauração da fonte e outro ponto).
ResponderSr. José Silva, a fonte vai apenas ser restaurada, ser trocada a vedação que está tudo podre e subir o poço acima do nível da terra visto que as águas que vinham pela rua abaixo (e que não eram poucas) iam parar directamente dentro do poço.
ResponderTenham calma até as obras acabarem e aí sim cada um emite a sua opinião e se deverá ser alterado mais alguma coisa ou não.
È óbvio que depois cada um tem a sua opinião e não se poderá satisfazer todas porque são diferentes mas todas são válidas.
Eu não posso estar de acordo, então porquê fechar o acesso à fonte porquê não fazer uma intervenção de fundo reparar a calçada desviar as aguas pluviais erguer os muros caídos fazer um muro do lado dos tanques comunitários para segurar a barreira que está perigoso para quem por ali passa.
ResponderEntão sim isso é que era uma grande obra.
Assim já podia ser aberto o acesso à fonte com segurança que a gente mais nova não teve oportunidade sequer de visitar e é muito interessante por dentro e acho sim um crime estarem a fechar o seu acesso.
Antonio silva estou de acordo com aquilo que dizes pois aquela rua esta um perigo para a populaçao .....mas vamos esperar o final da obra para depois podermos falarmos
ResponderNão se percebe muito bem o que é que se está a passar!
ResponderSerá que uam das coisas antigas que restava em Pardieiros, agora, foi demolida?
Aquele espaço tem muito de história de um Povo. Se ligassem o percurso do abastecimento de água às populações, desde épocas remotas até à actualidade, seria muito bom e prestigiante para Pardieiros, mas não se compreende que, nalgumas Aldeias se lute pela preservação e noutras pela destruição.
Enfim!
Antonio Silva, penso que seriam obras a mais para ir ver uma mina de pedra antiga com muito cimento por cima, volto a frizar "se a fonte tive-se de origem" para quem não sabe a porta vai ficar aberta e não foi com ma intenção que a junta ia fechar a porta, simplesmente queriam fazer o melhor para a qualidade da agua. Com conversa tudo se resolve, e não criticar de imediato. Assim que a obra esteja completa vou publicar para todos verem e comentarem.
ResponderAntónio Silva. ninguêm vai fechar o acesso á fonte, ele vai ficar aberto á mesma com uma porta só que nova e umas escadas de acesso.
ResponderNo entanto apartir do momento em que há 30 anos atrás fizeram o que fizeram á fonte estragaram a estética dela principalmente aqueles muros em tijolo, a placa de cimento e a casota do motor.
Marco não creio que sejam obras a mais,tudo que seja para melhorar e valorizar a nossa terra não são obras a mais,eu vejo fazer obras de maior volume com menor interesse.Ali tratava-se de requalificar uma zona que está abandonada e como acabas-te de dizer para melhorar a qualidade da agua,com o aspecto de desleixo que apresenta nunca poderemos ter boa qualidade.
ResponderQuanto às criticas se não as hover as coisas não andam isso é a nivel nacional não só lucal.
Cumprimentos
Antonio Silva
Tarde demais para se pensar em protestar...devia-se ter pensedo nisso á 30 e tal anos atrás....nessa altura sim,não deviam ter deixado tirar as pedras de entrada como se pode ver ainda em Beijós!!Não percebo porquê tanta confusão numa coisa tão simples!!
ResponderNão entendo para quê tantas desculpas, a fonte sempre existiu, a população felizmente não precisa de consumir água da fonte...
ResponderSe alguém (não interessa quem Marco) quer prestar um bom serviço à nossa ALDEIA , então ponham a fonte como era inicialmente.
Se custa muito dinheiro, então não mexam na m... para ela não cheirar mal. Como o Marco diz há 30 anos que está assim , pode continuar durante mais alguns!!
Concordo que se deva repor o que foi destruido. Eu não conheço o local mas já ouvi contar algumas estórias que por lá se passaram.
ResponderAcabei de visitar as obras na fonte, desenteraram a parte de frente (entrada original da fonte) e esta la gravado o ano 1872,esperamos para ver o resto da obra.
ResponderÉ verdade Marco eu tambem fui visitar as obras no domingo e fiquei bastante surpreendido,estão a fazer um bom trabalho.
ResponderEsperamos pelo fim das obras.
Um dia destes fui visitar as obras e qual foi o meu espanto quando verifiquei que as suspeitas levantadas inicialmente se confirmavam.
ResponderRealmente estamos na presença de uma obra muito antiga e com uma beleza rara, pena como diz o Marco que alguns anos atrás ninguém se tenha preocupado em preservar o que realmente era original.
No entanto fico deveras procupado com as pessoas que só funcionam quando se sentem ameaçadas...
Quero felicitar os que foram responsaveis (mais uma vez)pela forma como actuaram e não deixaram destruir o nosso património.
Será uma obra de arte aquilo que estamos a ver nas imagens ou será a tampa de alguma fossa?
ResponderPela identificação deste leitor é provavel que não seja da mesma nacionalidade, e por isso este tipo de comentários irão direcamente para a reciclagem.
ResponderBlogger Ramiro disse...
ResponderPela identificação deste leitor é provavel que não seja da mesma nacionalidade, e por isso este tipo de comentários irão direcamente para a reciclagem.
********
A quem te referes, meu filho?
Ainda que não gostemos de algumas coisas, temos que ser tolerantes! :-(
Não é gostemos "meu filho", mas sim gostamos.
ResponderEstou contente contigo "meu filho"!
ResponderVejo que estás a procurar evoluir, porquanto já tiveste coragem de corrigir o meu português!
Muito bem, os meus parabéns!
Se assim continuares, seguindo os meus ensinamentos, irás concluir que:
"Ainda que não gostemos de algumas coisas, temos que ser tolerantes! :-("
» é diferente de:
"Não é gostemos "meu filho", mas sim gostamos".
É que aquele "que" altera o modo, logo o tempo também é outro!
É assim:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... como já sabes.
_____________________
De qualquer forma não pares. Olha que estás no bom caminho.
Vou procurar seguir os teus ensinamentos !!! Vejo que percebes de esgotos(tampas de fossas)
ResponderSerá que não seria melhor utilizar o blogue para coisas úteis?!?!
ResponderEstes "ataques" levam a algum lado?!
Cada um é livre de ter a sua opinião e também é livre de expressa-la, no mínimo espera-se que cada um possa respeitar a opinião do próximo!!!
Acho que se deviam gastar energias em coisas positivas e não em ataques que não têm o mínimo de sentido!!!
Tens toda a razão Sónia, mas às vezes este instinto é mais forte do que eu!!!
ResponderNão vejo porque razão determinados energumes que não se identificam fazem estes comentários parvos.
No entanto, eu sou ainda mais parvo em responder!!!!
Pois é!
ResponderAinda que discordemos, temos que estar muito atentos. Quantos discórdam de nós?
Nem todos pensammos da mesma maneira, mas atraiçoar o Português, língua materna de milhões de pessoas isso não! Poderá ser crime!
Eu sei que tu que sabes, mas terás que estar muito mais atento.
Então vejamos e compara "enargumes" com > «energúmenos».
Se fizeres uma retrospectiva e olhares a tudo o que foi escrito nos comentários, terás sido tu que te precipitaste.
Não me parece que alguém tenha estado contra ti ou usado linguagem indecorosa, quer contra pessoas, quer contra o Blogue.
Aceita tudo o que é construtivo, quando as pessoas agem de boa fé!
E, até prova em contrário, estar ou não de boa fé, se formos tolerantes e se soubermos esperar, conseguimos ajuizar quem está a agir com dolo ou quem é que só pretende ajudar a construi.
Por isso convém saber separar as águas, antes de reagir só porque pensamos que, quem comentou será pessoa de quem não gostamos. Puro engano. Podemos não gostar de pessoas, quando no fundo elas são e querem continuar a ser nossas amigas.
"Na verdade, O SENHOR é justo e ama a justiça; os homens honestos contemplarão a sua face." (Salmos 11-7)
Terei todo o prazer de exclarecer todas as dúvidas e todos os nossos erros do português se assim o quiser, sabe onde estou.
ResponderEstou devidamente identificado, não gosto nem deixo de gostar do senhor porque nem sequer o conheço. como vê continuo identificado, mas numa coisa estamos em desacordo, nâo pratico a religião católica(nem outra qualquer.
De qualquer forma não quero resposta visto que não é este o assunto que se está a tratar.
«Tudo tem o seu tempo
ResponderPara tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu:
. tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou,
. tempo para matar e tempo para curar, tempo para destruir e tempo para edificar,
. tempo para chorar e tempo para rir, tempo para se lamentar e tempo para dançar,
. tempo para atirar pedras e tempo para as ajuntar, tempo para abraçar e tempo para evitar o abraço,
. tempo para procurar e tempo para perder, tempo para guardar e tempo para atirar fora,
. tempo para rasgar e tempo para coser, tempo para calar e tempo para falar,
. tempo para amar e tempo para odiar, tempo para a guerra e tempo para a paz.»
Simplesmente,fantástico........
ResponderÉ caso para dizer "tempo para esperar pelas fotos da fonte, que é o assunto que realmente interessa nesta conversa toda.
Responder