Museu dos direitos Humanos em Cabanas de viriato

casa do passal,cabanas de viriato,museu dos direitos humanos e da paz,aristides de sousa mendes Um museu dos direitos humanos é o objectivo a que se propõe a fundação Aristides Sousa Mendes em homenagem ao, cônsul português que em Bordéus durante a segunda Guerra Mundial salvou 30.000 refugiados, dos quais 10.000 judeus das mãos dos nazis.

Para financiar este projecto esta fundação vai utilizar a homenagem nacional que vai decorrer entre 10 de Dezembro e 26 de Janeiro, para uma angariação de fundos.


A homenagem a Aristides e Angelina de Sousa Mendes a iniciar a 10 de Dezembro começa logo com a inauguração de uma escultura memorial que vai ficar no jardim do Arco do Cego, em Lisboa, de autoria do mestre Manuel Carmo, dedicada ao diplomata português.

No ultimo dia da homenagem a 26 de Janeiro vai ter lugar uma gala no Coliseu dos Recreios para angariação de fundos para a reconstrução da casa de família do cônsul, já muito nosso conhecida em Cabanas de Viriato no concelho de Carregal do Sal como Casa do Passal que se encontra em ruínas e que diga-se precisa de um intervenção rápida , para aí dar lugar ao um Museu da Paz e dos Direitos Humanos.

3 comments

Clique aqui para comments
Anónimo
admin
12 de novembro de 2008 às 14:40 ×

Homenagem merecida. Um exemplo a seguir.Esperamos que consigam angariar fundos para por mãos á obra. A Casa do Passal já "grita por socorro" durante muitos anos.

Responder
avatar
Ramiro
admin
12 de novembro de 2008 às 23:38 ×

É sem duvida o reconhecimento , embora com bastante atraso , dos feitos de um homem que salvou muitas vidas.
Ao mesmo tempo é também , para esta região uma forma de ser conhecida em todo o mundo.

Responder
avatar
António
admin
13 de novembro de 2008 às 17:59 ×

Oxalá tenham sucesso.

É uma vergonha para o nosso país, manter aquele imóvel em ruína.

Aplausos para todos quantos não baixam os braços e lutam para que não caia no esquecimento a causa Sousa Mendes.

Responder
avatar
loading...