Cabanas de Viriato

A vila de Cabanas de Viriato é uma freguesia do concelho de Carregal do Sal, com cerca de 21,94 km² de área.

É conhecida pelo seu Carnaval Único do pais com a Dança dos Cús ou Dança Grande que atrai por esta altura muita gente de outras zonas do pais para a folia do Carnaval.

Associada a esta vila está também associado Aristides de Sousa Mendes, o famoso diplomata português, cônsul em Bordéus em 1940 que nasceu em Cabanas de Viriato e que durante a segunda guerra mundial salvou a vida a cerca de 30 mil pesssoas 

Um pouco da sua história

É uma povoação, que já pertenceu outrora ao já extinto concelho de Oliveira do Conde. Nos últimos anos teve uma garnde desenvolvimento com novos arruamentos e urbanizações, tornando assim notório o seu real desenvolvimento.

 Monumetos de interresse

    Em Cabanas existem dois cruzeiros e várias sepulturas pré-romanas abertas nos rochedos, a visitar num só local, a Soila, com quatro sepulturas juntas e outra a escassos metros.

Outro ponto de interesse a conhecida Lapa da Moura, que é formada por um penedo sobre o outro,  transparecendo a ideia de cavalete ou bigorna.

Estas sepulturas podem ser visitadas através de um percurso é o chamado de percurso patrimonial das cimalhinhas

Em Cabanas existe ainda um imponente monumento a Cristo-Rei, enviado da Bélgica, em blocos, pelo então cônsul de Portugal naquele País, Dr. Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, homem de rara sensibilidade artística, a atestar isso está a Casa do Passal que apesar de se encontrar em ruínas demonstra um pouco a sua imponência.

loading...