Natal ecológico

Está a chegar o Natal a quadra mais festiva do ano e como de costume as iluminações nas ruas, nas lojas e ate mesmo em nossa casa. Mas não há bela sem senão, e com este facto os gastos energéticos aumentam.

Noutra vertente, se durante o ano um consumidor médio gera um quilo de lixo doméstico por dia, no Natal este número duplica. Devemos por isso ter em atenção e procurar poupar ao máximo, reduzindo as horas da iluminação, adquirindo lâmpadas energeticamente eficientes; e separar rigorosamente os lixos para uma reciclagem mais eficaz, evitando as embalagens muito grandes e as que não podem ser recicladas ou reutilizadas, neste campo é de louvar a iniciativa que oferece lâmpadas económicas a cada família.

Mas o nosso comportamento ecológico nestas festas não se resume apenas a isto. Há muito mais ao nosso alcance:
  • Na hora das compras, dê preferência a prendas úteis, duráveis e reparáveis.
  • Após o Natal, não deite fora o papel de embrulho e laços em boas condições. que servem para outros Natais, bem como algumas embalagens que possam ter outra utilidade em casa, por exemplo se forradas com papel decorativo para ficarem mais bonitas.
  • Quanto ao Presépio, substituir o musgo natural por um solo feito com pedrinhas ou ramos secos,pode ser uma alternativa. Eventualmente, compre um ou outro elemento novo ou disponha as peças de modo diferente, para inovar.
Quanto a árvore propriamente dita, já existem espécies que podem ser cultivadas em vaso ou, em alternativa, utilizar as artificiais, que cada vez mais se assemelham às naturais.
Pode igualmente recorrer às vendidas com autorização que garantem a sustentabilidade do corte e a preservação das nossas florestas.

Sabia que a utilização ornamental de ramos de azevinho — um símbolo de Natal muito antigo levou esta espécie ao perigo de extinção sendo já raro como planta espontânea Actualmente está protegido por leis e a sua recolha proibida.

Não se esqueça que temos só um planeta terra e este tem de ser preservado……….

1 comments:

Clique aqui para comments
Anónimo
admin
21 de dezembro de 2008 às 19:17 ×

um feliz natal para todos ...pois e viva o natal ecologico

Obrigada Anónimo pelo seu comentário
Responder
avatar
Não são permitidos novos comentários.
loading...