Os salgueiros são árvores de folhas longas (também chamado de chorão) e existem normalmente nas margens dos rios. O seu valor medicinal é variado. Quanto mais amargo, melhor é o remédio. Pode usar-se a casca, as flores e muitas vezes os botões e os rebentos.
A casca do salgueiro é uma das fontes de ácido salicílico, muito parecido com a aspirina.
Os salicilatos pertencem ao grupo de quimicos relacionados com a aspirina (ácido acetilsalicílico) inclui salicina que foi extraída da casca do salgueiro. A salicina é, contudo, demasiado agressiva para o estômago, quando tomada em doses necessárias para ser eficaz. A aspirina e outras drogas anti-inflamatórias não esteróides causam, invariavelmente, problemas no estômago se tomadas em quantidades necessárias para controlar a artrite inflamatória.
As substâncias herbáticas como a casca do salgueiro e a ulmeira não causam este problema porque os seus outros componentes provocam um efeito benéfico sobre o estômago.
Esta planta é conhecida há pelo menos, 2000 anos pela sua capacidade de aliviar dores de cabeça e baixar a temperatura.
É também muito eficaz no tratamento da artrite inflamatória, dores nos músculos, gota, artrite reumatóide, artrite juvenil e espondilite anquilosante.
- Para tratar diarreia crónica, náuseas e diarreia associada, bem como problemas digestivos.
- Pode ser tomado como tónico depois de uma doença aguda.
- O chá de salgueiro tomado com gengibre é muito eficaz no tratamento de resfriados de inverno.
Para dores de cabeça deve juntar alecrim em partes iguais.
ATENÇÃO: Pessoas alérgicas á aspirina e outros salicilatos não devem usar a casca do salgueiro.
3 comments
Clique aqui para commentsComo noutras árias e também na medicina o homem nada inventou,apenas
Responderdescobriu a forma de manipular aquilo que a natureza nos oferece .
SemoG
Concordo completamente com o SemoG,
Responderpena que a industria farmaceutica tenha o poder que tem !!!
Infelizmente é verdade que hoje em dia o dinheiro é mais importante do que a saúde e o bem estar das pessoas. Existem outros interesses e grandes "lobbies"...
ResponderPor isso é que as medicinas alternativas não são reconhecidas nem comparticipadas. Talvez um dia, enquanto isso vamos lendo e ouvindo notícias todos os dias de "grandes desastres" na saúde das pessoas.