AROMATERAPIA



O Pardieiros Online vai incluir um novo tema para os nossos estimados leitores. Este tema também está directamente ligado com as propriedades medicinais de algumas plantas.

Esperamos que seja de utilidade para todos aqueles que nos visitam.


A aromaterapia é um método holístico de cura muito antigo, eficaz e está a tornar-se cada vez mais popular nos nossos dias.

Os óleos essenciais são extraídos de uma variedade de plantas e o seu modo de utilização é bastante variado:massagens, banhos aromáticos, em compressas, como loção ou creme, ou até mesmo num processo de inalação através de um vaporizador.

A aromoterapia pode ajudar em diversas situações, sendo as principais a ansiedade, problemas decorrentes da tensão e stress., depressão, angústia, dores musculares e reumáticas, bem como complicações do aparelho digestivo e problemas de pele.

Se forem usados correctamente, estes óleos podem ter efeitos muito benéficos tanto a nível físico como psicológico.

Podem ser usados simplesmente pelos aromas maravilhosos ou pelas suas virtudes medicinais e cosméticas. Seja qual for a razão do seu uso, há várias maneiras de usufruir dos seus benefícios, das suas propriedades relaxantes e curativas.

Vale a pena experimentar os óleos essenciais de várias maneiras, até conseguir o método mais adequado a cada caso.

Contudo, é muito importante fazer o teste da alergia da seguinte forma: deitar uma gota de óleo essencial num bocadinho de algodão e colar o algodão com um adesivo na dobra do braço deixando ficar durante 24 horas. Se surgir alguma reacção alérgica com vermelhidão ou prurido, este óleo não deve continuar a ser usado.

Existem há venda em casas de produtos naturais vários óleos essenciais, os mais comuns são o Alecrim, Alfazema, Pinheiro, Cipreste, Funcho, Mirra, laranja, limão, entre outros.


Numa próxima oportunidade iremos publicar um texto com informação de um destes óleos, descrevendo as sua propriedades terapêuticas e não só.

loading...