Simbolos e simbologia da Páscoa

Estamos na Páscoa e por esta altura os símbolos da Páscoa estão por todo o lado desde os ovos da pascoa o coelhinho da Páscoa, o cordeiro da Páscoa ou pascal, o círio pascal, os peixes, os sinos e as vestes brancas usadas mas o que talvez nem toda a gente se pergunte é qual será a simbologia, o significado destes símbolos tipicamente pascais.

A palavra PÁSCOA teve a sua origem na palavra derivada do “pessach” ”passagem”, o que na cultura hebraica é dado o significado de fim da escravidão e início da libertação dos judeus episódio retratado na bíblia pela travessia do Mar Vermelho, que se abre através das mão de Moisés para dar passagem aos filhos de Israel até à Terra Prometida.

Na religião cristã, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo

Os principais Símbolos da Páscoa


Ovos de Páscoa
 ovo da Páscoa
As lendas são muito variadas acerca do ovo da Páscoa, nas culturas pagãs este marcava o inicio da vida, na cultura chinesa por sua vez estes eram utilizados para efectuar trocas entre amigos por altura da primavera representando a renovação da vida.
Por fim e quiçá a mais conhecida seja a lenda persa em que segundo consta teria caído um ovo gigante na terra e por isso os ovos passaram a ser sagrados

A tradição dos ovos da Páscoa

Noutros tempos os ovos eram cozidos e pintados mas foram substituídos pelos ovos de chocolates devido à proibição no consumo de carne animal, pela religião cristã, durante o período da quaresma.


Cordeiro Páscoa

cordeiro deus Ao cordeiro o mais antigo símbolo da Páscoa simboliza a aliança efectuada entre Deus e o povo judeu durante a Páscoa da antiga lei.

Para a religião cristã, o cordeiro representa o próprio Jesus, inclusive presente na orações durante as missas:
"Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo......"

Círio Pascal
Círio Pascal O Círio Pascal é aquela vela grande que é tradição acender nas igrejas, durante o sábado de aleluia que carrega a seguinte mensagem “Cristo é a luz dos povos” em alusão a ressurreição de Cristo das trevas para iluminar o nosso caminho.


Girassol


girassol na páscoaO girassol, associado a Páscoa, simboliza a busca incessante da luz que representa Jesus Cristo,



Pão e Vinho (Trigo e uva)
pão e vinho na páscoa
O pão resultante do e o vinho da uva , durante a antiguidade, foram a refeição e a bebida mais habitual em muitos povos.
Cristo quando institui a celebração da Eucaristia utilizou estes alimentos como forma de marcar a sua presença constante por entre todas pessoas .
Por isto tanto o pão como o vinho são os símbolos da aliança eterna do Criador e criatura bem como a sua presença entre nós.



Sino

sinoO sino é um símbolo inerente à Páscoa. Durante o domingo de Páscoa, é habitual o sino pelas nossas aldeias da beira tocarem a rebate nas capelas e igrejas anunciando com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

VESTES BRANCAS

As vestes brancas utilizadas pelas pessoas durante a visita pascal Simbolizam ALEGRIA E a PAZ pois a Ressurreição é um momento de mudança

Perante isto falta apenas desejar uma Feliz Páscoa para todos os visitantes do Pardieiros online
loading...