Funcho
Esta planta espontânea do litoral e dos baldios é muito cultivada nos jardins o funcho-da-florença e a sua base é semelhante á de um bolbo.
Esta planta espontânea do litoral e dos baldios é muito cultivada nos jardins o funcho-da-florença e a sua base é semelhante á de um bolbo.
O funcho é usado como condimento desde o tempo dos romanos e dos anglo-saxões. As sementes do funcho eram comidas durante os jejuns religiosos para afastar a fome.
O funcho é valorizado na fitoterapia principalmente pelo seu efeito benéfico sobre o aparelho digestivo.
USO INTERNO:
Beber o chá de funcho no caso de indigestão com flatulência e espasmos;
Para o síndrome infamatório do intestino;
Para a dor de estômago acompanhada pela sensação de enfartamento;
Para tratar náuseas com soluços;
Esta erva é a melhor que há para as mães que estão a amamentar, aumenta a quantidade de leite é excelente para evitar as cólicas;
Muito eficaz no tratamento da tosse asmática persistente;
Ajuda a perder peso;
Ajuda a tratar a artrite;
Pode usar-se como colutório para tratar gengivites. Esta erva também é usada em dentífricos.
USO EXTERNO:
Muito eficaz quando usado para lavagens ou compressas no tratamento dos olhos irritados e inflamados. Ajuda a tratar as conjuntivites.
Para lavar os olhos devem utilizar-se as sementes do funcho, na proporção de uma colher de chá para uma chávena de água, depois de ferver deve repousar durante 30 minutos.
Curiosidade: Na Grécia antiga tomava-se o funcho durante os jejuns, que era chamado "marathon" que significa "emagrecer".
3 comments
Clique aqui para commentsBom dia Maria do Céu, diga-me uma coisa, o funcho é o que vulgarmente chamamos por erva doce?
ResponderEu já tomei este chã, e é agradável, tem um saber parecido com anis, julgo eu.
Olá Sónia, sim o funcho é vulgarmente conhecido como erva doce.Na culinária também se usam as sementes para cozer as castanhas, dá-lhes um sabor muito especial. Embora eu não tenha referido as utilizações funcho (erva-doce)na culinária elas são inumeras.
ResponderFuncho... realmente é o que, aqui, conhecemos por "erva-doce".
ResponderO chá é muito bom, principçalmente para os problemas de estômago/intestinos. Usa-se para a "flatulência". Não é por acaso que, já há muito, as sementes se colocam na panela quando se pretende cozer a castanha.
Todavia, da mesma forma como se usam: a hortelã, a salsa, o louro, os coentros... podemos colocar também uma pontinha de rama tenra do funcho. Vai ser eficaz na digestão dos alimentos que com ele cozinhamos...