ACIDENTE FERROVIÁRIO EM ALCAFACHE À 25 ANOS


Vai fazer  25 anos no próximo dia 11 de Setembro 2010 que Portugal assistiu a uma colisão entre dois comboios em Alcafache, Mangualde, naquele que é considerado como um dos piores acidentes ferroviários de sempre em Portugal.

 Vai-se realizar uma homenagem às vítimas do acidente no dia 11(Sabado), pelas 10:00 horas da Manhã vai decorrer uma cerimónia para lembrar as vítimas, onde estarão presentes representantes da comunidade emigrante e das autoridade envolvidas no socorro, nomeadamente bombeiros, Cruz Vermelha e associações humanitárias. O Bispo de Viseu estará entes os presentes assim como governantes na época e actuais, autarcas, deputados do círculo eleitoral de Viseu, Governador Civil.

O comboio internacional seguia com 18 minutos de atraso, o cruzamento com o regional foi transferido para Moimenta de Maceira Dão-Alcafache. No entanto, uma falha de comunicação permitiu que o regional partisse dessa estação sem esperar pela chegada do Sud-Express.

O choque era inevitável, O Sud-Express seguiam mais de 300 passageiros. Na composição regional, estavam cerca de 40. Os números oficiais apontam para 37 mortos e 170 feridos, mas nunca foi possível apurar o número certo de vítimas.
loading...