A ENERGIA DAS FLORES - ESSÊNCIAS FLORAIS

O uso terapêutico das plantas nas quais podemos também distinguir as flores, tem a sua origem num passado remoto. No entanto, foi na década de 30 do século XX, que o Edward Bach definiu os seus 38 remédios florais, que este sistema terapêutico começou a ser usado como alternativa á alopatia.

O Dr. Edward Bach foi o primeiro terapeuta holístico moderno a ensinar sobre o poder regenerativo emocional e espiritual das plantas. A essência floral contém a energia essencial de uma flor, a força vital dinâmica interna que a distingue de outras flores.

Assim como os fluidos e óleos das folhas (através da Aromaterapia), caules e raízes das plantas podem ser usados na preparação de remédios para os males físicos, a energia mais subtil das flores pode ser usada no tratamento de problemas mentais, emocionais e espirituais. Ao florir, as plantas expressam a sua força através da cor das suas flores e da imensa variedade das suas formas maravilhosas.

Cada flor tem o seu efeito particular que depende do "carácter" da planta. Uma essência floral pode servir para acalmar, estimular ou revigorar, tornar mais tolerante ou ajudar o indivíduo a afirmar-se. A terapia através das essências florais é um tratamento natural. As essências florais são simples de preparar e de usar. Contudo, ainda mais fácil é adquiri-las em farmácias que vendam medicamentos homeopáticos ou em casas de produtos naturais.

Elas ajudam a curar várias doenças e aliviam inúmeros sintomas. Utilizando a energia subtil das flores, as essências equilibram as emoções negativas que provocam uma série de distúrbios. Bach dividiu os seus remédios em sete categorias que descrevem as principais categorias da humanidade. São elas a auto confiança, a capacidade de liderar e inspirar os outros, de estar disponível para aprender em todos os momentos, de amar e servir, de tomar a cargo o próprio destino e de enfrentar os medos com com coragem e fé.

Numa próxima abordaremos os efeitos curativos de um remédio de Bach mais concretamente o Walnut/Nogueira.
loading...