Simplex ou Complex

O programa Simplex do governo ou será melhor chamar complex.

O Programa Simplex – Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa - é um programa desenhado para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas.

Foi inicialmente desenvolvido  com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos tornando a Administração Pública mais eficiente, de entre estas iniciativas pode-se enumerar  várias  mas a cereja no topo do bolo do governo de Sócrates era sem sombra de dúvida o Cartão do cidadão que vai juntar 5 cartões o que é óptimo pelo menos a carteira ficará mais leve.

Mas nem tudo são rosas e porque?

Segundo noticia da tvi é necessário esperar cerca de 5 horas numa loja do cidadão para obter o mesmo cartão , é caso para perguntar onde está o simplex não será mais complex, já para não falar que caso uma pessoa se engane num mero dado terá ou de esperar pela emissão do cartão para alterar, ou efectuar novo processo e esperar mais 4 a 5 horas.

Onde está o simplex pergunta-se deve estar nas mensagens que enviam por telemóvel com a hora prevista de atendimento tal como mostrou na reportagem. Fala-se tanto em apertar o cinto, o pais está em crise, até se sabe até de onde vem a crise actual ?

Mas ainda é necessário passar meio dia de trabalho numa fila de espera. O que é que isto implica, faltar ao trabalho por vezes, e  por conseguinte ajudar na diminuição da produção, quando por vezes o governo não permite uma ponte entre feriados, pois  são milhões de euros que se perdem.

Enfim é o nosso Simplex ou talvez devesse ser mudado o nome para Complex

4 comments

Clique aqui para comments
Anónimo
admin
24 de janeiro de 2009 às 09:45 ×

Já tinha ouvido falar sobre o cartão do cidadão.

Como anda o projeto? Já está sendo colocado em prática?

Responder
avatar
hlOUrEIrO
admin
26 de janeiro de 2009 às 20:07 ×

Sim já está em prática à bastante tempo. Alias pelo que sei, já não é possível renovar o BI, sendo o cidadão obrigado a aderir ao cartão do cidadão.

Não concordo com o que foi dito neste post. As pessoas até podem passar umas 8 horas em filas de espera, mas se pensarmos bem, quantas horas é que tínhamos de esperar para renovar o BI, o cartão de contribuinte, o cartão da Segurança Social, o cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde e futuramente, o Cartão de Eleitor? E em quantos sítios distintos tínhamos de ir? Quantos dias de trabalho perdidos?

As pessoas não devem ter medo de mudar, sempre que essa mudança seja para melhor.

Responder
avatar
Anónimo
admin
26 de janeiro de 2009 às 23:22 ×

Eu assino por baixo.
Sem falar no valor que ocupavam na carteira.


semog

Responder
avatar
Anónimo
admin
6 de março de 2009 às 00:15 ×

Nova pasta

Responder
avatar
loading...