DIA NACIONAL DOS DOENTES COM ARTRITE REUMATOIDE



Hoje dia 5 de Abril é o dia nacional dos doentes com artrite reumatóide. A palavra artrite é oriunda do grego (arthorn = articulação) e significa inflamação das articulações.
A artrite reumatóide (A.R.) é uma doença inflamatória crónica, e ainda hoje não são conhecidas as suas causas. Normalmente manifesta-se nas articulações contudo, pode atingir outros órgãos. Pela sua frequência e relevância médico e social, é a doença reumática com maior importância e que exige maior atenção e cuidados.
Esta doença é 3 ou 4 vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. Pode atingir indivíduos de todas as idades é, porém, mais frequente a partir dos 30 anos e até aos 50.
Esta enfermidade está espalhada por todo o mundo, não respeita nem raças nem climas. Sabe-se apenas que não é uma doença hereditária e não é contagiosa. Os principais sintomas consistem em rigidez matinal, a dor e a tumefacção das articulações. Por enquanto em nenhuma parte do mundo se conhece cura para esta doença. Estes doentes devem ter uma dieta equilibrada em proteínas, hidratos de carbono e gorduras, rica em vitaminas e sais minerais. O repouso é muito importante especialmente nas fases agudas, para além de diminuir a fadiga, reduz a inflamação. Embora sendo uma doença que não tem cura, é susceptível de ser bem tratada, e propicia ao doente uma vida produtiva e feliz, desde que este se empenhe vivamente e nunca desista dos tratamentos. Quando tratada de forma tardia pode tornar-se uma doença altamente incapacitante. Existe uma associação de apoio a estes doentes e seus familiares que tem como sigla ANDAR - Associação Nacional dos Doentes Com Artrite Reumatóide.
loading...