Sabugueiro
Este arbusto tem tantas aplicações medicinais que era conhecido como a "farmácia do pobre", por fornecer uma cura barata para todos os males. Pesquisas recentes revelaram que as vagas são anti-virais. Desta pequena árvore podem usar-se as flores, as bagas, as folhas e ocasionalmente a casca. As flores apanham-se durante o Verão e as bagas só no Outono.
Como uso interno:
- As flores são óptimas para constipações, sinusite, febre dos fenos e como infusão quente para provocar transpiração e fazer baixar a febre, por ser um *diaforético muito suave e eficaz, é apropriado para febres infantis e para constituições débeis.
- As bagas, em decocção ou xarope, previnem constipações e outras infecções virais, como remédio para a tosse e como laxante suave.
Como uso externo:
- Para lavar os olhos irritados e para bochechar no caso de infecções da boca.
- As folhas podem ser transformadas num ungento e aplicado em hemorróidas e tumefacções, também pode usar-se em compressas para dores de cabeça, articulações dolorosas e inchadas.
Como profiláctico da febre dos fenos, deve beber 3 chávenas de chá por dia durante 3 meses.
Receita de chá para constipações e gripes
Faça uma infusão de flores de sabugueiro, hortelã-pimenta e mil-folhada em partes iguais, tome 3 chávenas por dia como prevenção.
Para tratamento de estados febris pode beber sem restrições.
* Diaforético - faz aumentar a transpiração
1 comments:
Clique aqui para commentsAo preco que estão os medicamentos temos que aproveitar os naturais,não são agressivos ao organismo e afinal estão mesmo à mão.